A prefeitura de Curral de Cima foi alvo, nessa segunda-feira (18), de uma operação do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Estado da Paraíba, em conjunto com a Polícia Militar e Tribunal de Contas do Estado deflagrou.
A operação Fake Loan investiga a prática de fraudes na concessão de falsos empréstimos a servidores. Segundo o MP, servidores municipais comissionados e prestadores de serviço estariam sendo coagidos a fazer empréstimos consignados, cujo dinheiro seria destinado aos agentes públicos investigados.
Os métodos fraudulentos também incluíam a manipulação de contracheques dos servidores, com a inserção de valores fictícios para aumentar a margem de contratação do empréstimo, bem como concessão de gratificações em valores compatíveis às parcelas dos empréstimos. Ou seja, o dinheiro das parcelas eram pagos pela própria prefeitura, adicionando tais gratificações aos servidores usados no esquema.
Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão no Gabinete do prefeito, na Secretaria de Administração e Finanças e Secretaria de Controle Interno.