Dois dias após a derrota humilhante na final do Campeonato Carioca, o Flamengo oficializou a demissão do técnico Vitor Pereira e sua comissão técnica. Antes disso, a diretoria do clube já havia vazado para a imprensa que iniciou contatos para trazer de volta Jorge Jesus, o outro português que fez história no clube, porém no sentido positivo.
O Clube de Regatas do Flamengo informa que o treinador Vitor Pereira e sua comissão técnica não comandam mais o elenco profissional. A direção agradece ao profissional e deseja sorte na continuidade da carreira. #CRF
— Flamengo (@Flamengo) April 11, 2023
Em 21 jogos sob o comando de Vítor Pereira, o Flamengo venceu 12, empatou dois e perdeu sete, com aproveitamento de 60%. Foram 39 gols a favor e 25 contra. A passagem do treinador durou pouco menos de quatro meses.
Porém, pior que os números foram as atuações muito ruins do time, que não mostrava nenhuma ideia de jogo, não sabia o que fazer com a bola e, sem ela, estava totalmente aberto aos ataques adversários.
Os lampejos dos craques foram mais importantes para os resultados positivos do que o treinamento do português.
Jorge Jesus e Sampaoli na mira
Os favoritos para sucessão de VP são Jorge Jesus e Jorge Sampaoli. O Mister é desejo da torcida e bem avaliado pela diretoria, mas tem no vínculo com o Fenerbahçe um complicador. Os rubro-negros teriam de esperar até o junho ou entrar em acordo com o clube turco. Isso se o treinador aceitar a proposta.
Sampaoli, por outro lado, está livre no mercado e conta com a admiração do presidente Rodolfo Landim. O argentino tem experiência no futebol brasileiro e foi responsável pela melhor fase de Gerson no futebol europeu, o que são argumentos a favor.
Por outro lado, Sampaoli tem histórico de mal relacionamento com jogadores, nas passagens por Santos e Atlético-MG. Isso por ser um problema para gerenciar um ele com com tantos egos como o do Flamengo.