O Brasil vai enfrentar as seleções da Sérvia, Suíca e Camarões na primeira fase da Copa do Mundo do Catar, que acontece de 21 de novembro a 18 de dezembro deste ano. Os adversários foram conhecidos no início da tarde de hoje, no sorteio dos grupos, realizado pela FIFA no Catar. Olhando apenas para os nomes dos primeiros adversários, teve gente comemorando o fato de a seleção brasileira ter fugido de adversários como Alemanha e Holanda, considerando que a Canarinha ficou em um grupo teoricamente fácil. Mas para alguns analistas, o Brasil ficou em um grupo difícil, com adversários que evoluíram muito nos últimos anos. A Sérvia, por exemplo,
eliminou a Itália da Copa.
Além disso, caso o Brasil se classifique em primeiro lugar do grupo e dê a lógica nos demais grupos, o caminho até uma possivel final será um dos mais difíceis da história. Uma das combinações lógicas coloca o Brasil em uma sequência que pega o Uruguai nas oitavas de final, a Espanha nas quartas, a Argentina nas semi e a Inglaterra em uma final.
Ao final do sorteio, o técnico Titi disse que nenhum dos grupos sorteados fico fácil. “Acompanhamos alguns jogso dos nossos adversários na primeira fase e vimos que são equipes difíceis de vencer. Mas as seleções sulamericanas também evoluíram muito e creio que os europeus podem se surpreender”, analisou. Tite também destacou a vantagem de o Brasil só estrear no terceiro dia de competição, ganhando assim mais dois dias para treinar e observar os adversários.