A Justiça da Paraíba decidiu, durante audiência de custódia realizada no último sábado (19), manter a prisão do ex-prefeito de Vista Serrana, Sérgio Garcia da Nóbrega. Ele foi preso novamente na última sexta-feira (18), acusado de liderar uma organização criminosa envolvida no tráfico de drogas no Sertão paraibano.
O juiz plantonista avaliou apenas se houve abuso durante a operação policial, sem analisar o mérito da prisão, pois entendeu que essa competência cabe ao juiz titular da 5ª Vara Regional das Garantias, em Patos. A prisão de Sérgio é a segunda, já que ele havia sido preso em março de 2025, juntamente com outros sete membros da organização, mas acabou sendo libertado após decisão judicial que relaxou as prisões.
Além de Sérgio, a prisão de Albinete Gomes de Araújo, coordenador da Defesa Civil de Vista Serrana, também foi mantida. Albinete é outro suspeito de fazer parte da organização criminosa.
A Polícia Civil revelou que a investigação comprovou um investimento de R$ 800 mil na compra de uma fazenda, insumos, mão-de-obra e na construção de um sistema de irrigação para o cultivo de maconha. O delegado Diego Passos afirmou que as investigações estão concluídas, mas ainda há dois foragidos, relacionados ao esquema.
A operação desmantelou uma grande estrutura criminosa liderada por Sérgio, com foco na produção de maconha na fazenda Cacimba Nova, em Malta. Em outubro de 2024, aproximadamente 60 mil pés de maconha foram destruídos pela polícia, com uma estimativa de lucro milionário para os envolvidos.
O Ministério Público da Paraíba denunciou sete membros da organização, que são investigados por envolvimento no tráfico de drogas.