O senador Sergio Moro (União-PR) criticou o STF por intimação feita ao deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL), neste domingo (25). O paraibano disse estar sendo alvo de perseguição por criticar ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Em um publicação no X, Moro disse que esses inquéritos contra parlamentares “são abusivos”.
A repercussão ocorreu após um discurso feito por Gilberto, no plenário, na última quinta-feira (22), quando o parlamentar relatou ter sido notificado de um despacho do STF, durante a sessão.
Segundo Cabo Gilberto, a intimação é para depor na Polícia Federal, no âmbito de um inquérito em tramitação no STF. A investigação estaria ligada a uma publicação feita nas redes sociais em 23, quando Flávio Dino ainda era ministro e militante do governo Lula.
“Como o parlamentar poderá ser a voz dos representados se estiver submetido à censura ou à pressão? Esses inquéritos são abusivos”, afirmou Sérgio Moro.
No dia anterior, Cabo Gilberto havia usado a mesma plataforma para relatar que responde a cinco investigações: “Estou sendo perseguido pela 5ª vez por criticar ministros e outras acusações ilegais, são múltiplas ações contra mim.”