O mês de janeiro marca o início da pré-estação das chuvas, na Paraíba, segundo a meteorologia. A previsão é de que as precipitações afetem principalmente as regiões do Alto Sertão, Sertão, Cariri e Zona da Mata. A Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA) emitiu um alerta, nessa segunda-feira (6), para fortes pancadas de chuva no Sertão e no Alto Sertão da Paraíba nas próximas 48 horas.
As chuvas típicas dessa fase começam a ocorrer em janeiro, com pancadas isoladas e a presença de trovoadas. O aviso meteorológico foi divulgado pela agência com a intenção de evitar possíveis “eventos passageiros”.
A meteorologista Carmen Becker explicou que as fortes chuvas no Sertão da Paraíba devem ocorrer principalmente nos períodos da tarde e noite. “Isso ocorre devido ao calor intenso durante o dia, com temperaturas mais altas, favorecendo a ocorrência dessas chuvas isoladas no fim da tarde e à noite. Nas demais áreas do estado, as chuvas, se ocorrerem, serão rápidas e também isoladas”, detalhou.
No litoral e nas áreas do Brejo e Agreste, as chuvas mais significativas devem ocorrer a partir de abril, continuando até julho, com a persistência da corrente de chuvas no leste do estado. A chegada da pré-estação de chuvas pode ser registrada a partir de nuvens carregadas que vem do estado do Ceará em direção ao Sertão da Paraíba.