No dia que se tornou o primeiro brasileiro alvo de sanções dos Estados Unidos, baseadas na Lei Magnitsky criada para punir terroristas e ditadores, o ministro do STF, Alexandre de Moraes, tentou demonstrar naturalidade e indiferença à medida. Na noite dessa quarta-feira (30) de foi à Neo Química Arena, acompanhar o jogo entre Corinthians e Palmeiras, pela Copa do Brasil.
No entanto, uma cena mostrou que o ministro não está tranquilo como tentou demonstrar. No momento em que sua imagem apareceu no telão do estádio, parte significativa da torcida o vaiou. Moraes reagiu mostrando o dedo médio e riste para os torcedores.
Mais cedo, Moraes havia feito um pronunciamento em resposta às sanções do governo americano, chamando de “agressões praticadas por inimigos da democracia”.
Aliados ideológicos e políticos como o ministro Flávio Dino e o presidente Lula saíram em defesa do ministro.
O governo americano usou a Lei Magnitsky alegando que Moraes tem violado direitos humanos fundamentais como a liberdade de expressão, a tomar decisões que chamou de ilegais contra cidadãos e empresas brasileiros e americanos.