Em um jogo repleto de chances na Arena MRV, em Belo Horizonte, o Flamengo voltou a vencer o Atlético-MG pelo segundo jogo da final e conquistou o título da competição pela quinta vez em sua história.
Gonzalo Plata, que entrou no segundo tempo, foi o autor do gol da vitória por 1 a 0 – um lindo gol, de cobertura. Com o 3 a 1 no Maracanã, o placar agregado da decisão terminou 4 a 1 para o time rubro-negro.
Com o título desse domingo, o clube agora é o segundo maior vencedor da competição ao lado do Grêmio e atrás apenas do Cruzeiro, que sagrou-se campeão seis vezes. O Fla levantou o caneco nos anos de 1990, 2006, 2013, 2022 e 2024.
Despedida
Autor de dois gols no primeiro jogo da final, no Maracanã, Gabigol se despediu do Flamengo. Ele anunciou em entrevista ainda no gramado que essa foi sua última final com a camisa rubro-negra. O atacante vai defender o Cruzeiro a partir da próxima temporada.
Na entrevista, Gabigol fez críticas à diretoria do Fla por dificultar a renovação do seu contrato. Também disse que foi desrespeitado como profissional por Tite. “Foi um tempo muito difícil pra mim”, afirmou o atacante.
Cenas lamentáveis
Depois do gol marcado por Plata aos 37 minutos do segundo tempo, o clima fechou no estádio. Uma bomba explodiu perto dos jogadores do Flamengo, e foi possível ver na transmissão um copo atingindo as costas de Gabigol. O jogo ficou paralisado por alguns minutos. Com o apito final, enquanto os rubro-negros comemoravam no gramado, torcedores do Galo invadiram e iniciaram uma grande confusão.