O Brasil se despediu, nessa quinta-feira (24), de um dos maiores boxeadores de sua história. José Adilson Rodrigues dos Santos, mais conhecido como Maguila, morreu em São Paulo, aos 66 anos.
O principal peso-pesado e uma das direitas mais pesadas do boxe brasileiro sofria de uma doença chamada encefalopatia traumática crônica, também conhecida como demência pugilística, diagnosticada em 2013. A doença foi causada pancadas que o boxeador recebeu na cabeça ao longo dos 17 anos de carreira.
Maguila conquistou títulos brasileiros, Sul-Americanos e o Mundial da WBF. A notícia do falecimento de Maguila foi confirmada pela sua esposa, Irani Pinheiro, em entrevista ao canal de TV “Record”.
”Ele estava, ficou 28 dias internado, e a gente procurou não falar com a imprensa, porque eu procurei cuidar da minha família. É o momento de cada um. O Maguila estava há 18 anos com encefalopatia traumática crônica… Há 30 dias, foi descoberto um nódulo no pulmão, ele sentiu muitas dores no abdômen, tiraram dois litros de água do pulmão, não conseguimos fazer a biópsia”, relatou Irani.