O senador e presidente estadual do MDB, Veneziano Vital do Rêgo, anunciou, nesta quarta-feira (16) neutralidade do partido, no segundo turno das eleições de João Pessoa. Ele disse que o afiliados terão liberdade para votarem no candidato que quiserem. A decisão, segundo Veneziano, foi tomada após ouvir o presidente Lula (PT) e após uma discussão interna do partido.
“Livre Escolha. Este é o posicionamento do MDB da Paraíba em relação ao segundo turno da eleição para prefeito em João Pessoa, decidido após uma ampla discussão interna no partido e após nossas conversas com o presidente Lula, com a presidente do PT Gleisi Hoffmann e com o ministro Alexandre Padilha”, disse.
Se essas conversas realmente aconteceram, elas revelam que Lula não tem nenhum compromisso com Cícero, que vez por outra declara ter votado no petista. Isso também explicaria a Polícia Federal no encalço do prefeito e sendo usada no processo eleitoral.
No vídeo gravado nas redes sociais, Veneziano explica que apesar de respeitar a pessoa de Marcelo Queiroga, não poderia apoiá-lo pelo que ele representa. Apesar de boa relação com o prefeito de João Pessoa, Veneziano alegou ter decidido pela neutralidade porque o apoio a Cícero reforçaria o fortalecimento do projeto do governador João Azevêdo (PSB).