Uma pesquisa eleitoral publicada nessa quarta-feira (4), realizada pelo instituto Consult, contratada pelo portal PolemicaPB, do jornalista Gutemberg Cardoso, mostrou uma virada nas intenções de voto, antes lideradas pelo radialista Nilvan Ferreira (Republicanos), que foi ultrapassado pro candidato do atual prefeito, Emerson Panta, que é o vereador Jackson Alvino (PP).
Os dados da pesquisa estimulada, aquela em que os nomes dos candidatos são mostrados aos eleitores entrevistados, para escolherem um deles, mostram Alvino com 41,8% das intenções de voto e Nilvan com apenas 32,2%.
Luciano Alvino (Podemos), Jodson Júnior (PSOL)e Nicola Lomonaco (AGIR) tem apenas 1% das intenções, enquanto Biló do PT (PT) não foi citado por nenhum eleitor.
Por fim a pesquisa mostra que 13% afirmam que não sabem em quem irão votar ou preferiram não responder ao questionário e 10,2% disseram que não votarão em ninguém ou que anularão os seus votos.
Virada surpreendente
A primeira pesquisa sobre a eleição de Santa Rita foi divulgada no dia 8 de julho, pelo instituto Datavox, contratada pelo Portal PB Agora. Os números do levantamento mostravam Nilvan na liderança com 35,6% dos votos e Alvino em segundo com 16,4%. Comparado as duas, o radialista se manteve dentro da variação da margem de erro. Já o candidato do prefeito teve um crescimento surpreendente.
As variantes que podem explicar a virada foi a queda no número de indecisos, de 23% para 13% entre os dois levantamentos e a saída da disputa da vereadora Ivonete Barros, que tinha 6,6% das intenções.
Ivonete desistiu da candidatura para apoiar Nilvan mas, se os número da nova pesquisa estão certos, não conseguiu levar seus votos, que podem ter sido herdados pelo candidato do prefeito, já que o percentual do radialista caiu, aos invés de crescer.
Nesse intervalo entre as duas pesquisas houveram movimentos importantes de campanha como a oficialização da aliança de Nilvan com o ex-rival, governador João Azevêdo e Nilvan declarando apoio ao adversário de um importante ex-aliado, o deputado Walter Virgulino (PL), candidato a prefeito de Cabedelo. Tudo pode ter influenciado na mudança de cenário em Santa Rita, a depender de como o eleitorado enxerga esses movimentos.