O Ministério das Comunicações do governo Lula publicou nesta terça-feira (6) uma publicação ofensiva à ginasta brasileira Rebeca Andrade, medalha de ouro nas Olimpíadas de Paris. A publicação do órgão usou uma foto icônica, que mostra a atleta sendo reverenciada no pódio pelas concorrentes americanas, entre elas a campeã de várias edições olímpicas, Simone Biles.
Na publicação da rede social oficial do Ministério de Lula, foi feita uma montagem de mau gosto, adulterando a foto original, feita na última segunda-feira (5), após a conquista do ouro pela ginasta brasileira. Na montagem, Rebeca Andrade foi apagada da foto e, no lugar dela, foi colocada a imagem de um dispositivo do programa Computadores para Inclusão, do governo federal.
O programa foi criado na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mantido no governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sob a chefia do ministro Juscelino Filho, atual titular da pasta.
Nas redes sociais, os usuários criticaram a manifestação do Ministério e consideraram a publicação um desrespeito com a maior medalhista brasileira dos Jogos Olímpicos, apagada para fazer propaganda institucional em um registro emblemático.