Uma chuva de 6,8mm, entre meia noite e 6h00 dessa terça-feira(27), de acordo com dados da Agência Estadual de Águas (Aesa), provocou caos em várias regiões de João Pessoa. Corredores importantes de trânsito ficaram interditados por alagamentos, que impediram até passagem de veículo de grande porte.
Na principal do bairro dos Bancários, um trecho histórico de alagamento voltou a inundar. Na região, o trânsito já tem vários trechos improvisados, por conta das obras das Três Ruas e o viaduto da UFPB. Para fugir do alagamento, os condutores se amontoaram em ruas estreitas, travando o tráfego por horas, a ponto de esvaziar a Pedro II, sentido bairro-centro, onde sempre é congestionado.
No viaduto do Cristo Redentor o trânsito também ficou totalmente parado, na pista da Avenida Hilton Solto Maior, que passa por baixo. Carros ficaram com água acima da metade das portas, e um alagamento de mais de 300 metros.
No Centro da cidade, um trecho da Avenida Pedro II também alagou e impediu a passagem de veículos de todos os portes. Também na Pedro II, o nível do Rio Jaguaribe subiu e cobriu parte da pista, por volta das 6h30, ao lado do Jardim Botânico. O trânsito ficou parado e gerou congestionamento em um trecho que normalmente flui livremente nesse horário.
Em Mangabeira, próximo à Praça Coqueiral, outro ponto de alagamento interrompeu o trânsito.
Facene suspende aulas
O volume das chuvas também causou transtorno na Faculdade Nova Esperança, que fica no Valentina de Figueiredo, Zona Sul da Capital. Corredores da instituição foram inundados, comprometendo a circulação dos alunos. No início da tarde, a direção comunicou a suspensão das aulas.
130mm de chuva
Ao meio dia, a Aesa atualizou os dados de precipitação de chuvas, confirmando o acúmulo de 130mm de chuva, no intervalo de 12 horas, a partir da meia noite. Um volume esperado pra um mês de chuva.