Um grupo de aproximadamente 300 motoboys realizou, no fim da manhã desta segunda-feira (25), uma manifestação pelas principais ruas de João Pessoa, contra o projeto de lei do governo Lula que prevê a regulamentação da categoria, criando impostos para o setor. O PL 12/2024 já está em discussão no Congresso Nacional.
A Presidência da República encaminhou, no início desse mês, a proposta que trata sobre os profissionais que trabalham com o transporte de passageiros, através de aplicativos e agora faz uma discussão em relação a entregadores de alimentos e outros produtos, a exemplo do iFood.
Representantes da categoria disseram que o ato visa dar “um recado” de que não aceitam a regulamentação como está desenhada hoje em Brasília. As direções dos aplicativos como Uber e ifood se manifestaram contra a criação de novos impostos no setor, prevendo uma onda de desemprego da categoria.
Desde o início da gestão Lula III, o Governo Federal tem focado os esforços na criação de novos impostos, com o objetivo de aumentar a arrecadação federal. Líderes da oposição acusado o governo de tentar fazer caixa para distribuir benefícios à população, em troca de militância e votos.
O protesto dos motoboys passou pela avenida Epitácio Pessoa e seguiu até a Praça dos Três Poderes.