A polícia carioca prendeu, na manhã desta quarta-feira (21), o homem apontado como líder da facção criminosa Comando Vermelho, na Paraíba. A prisão ocorreu no Complexo do Chapadão, estado do Rio de Janeiro, onde ele estava escondido. De acordo com a investigação, o suspeito ordenou o ataque ao ônibus que foi incendiado no bairro do Padre Zé, em João Pessoa, e deixou o motorista morto.
O criminoso tem 34 anos de idade e é o número um do CV na Paraíba, onde a facção tem mais as ações concentradas no município de Bayeux e com ramificações para expansão de territórios.
Os relatórios de investigação revelam que, em 2023, o CV do Rio conseguiu cooptou integrantes de uma facção na Paraíba. Esses novos membros foram levados para favelas do RJ, onde montaram uma espécie de ‘escritório do crime’, para transmitir ordens aos traficantes paraibanos.
“Trata-se de uma prisão muito impactante para o crime organizado na Paraíba, certamente a captura de maior expressão nos últimos anos, tendo em vista a relação que esse criminoso estava construindo, pessoalmente, no Rio de Janeiro”, destacou o delegado Diego Beltrão, da DRACO, que está com sua equipe no RJ.
As duas polícias continuam investigando os grupos criminosos nos dois estados, identificando as lideranças e mapeando suas zonas de atuação, o que deverá resultar em mais prisões nos próximos dias.
A Polícia Civil considera a prisão uma das mais importantes dos últimos anos para o contexto de segurança pública no estado. A prisão foi realizada por policiais da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado na Paraíba e policiais civis do Rio de Janeiro.