Novas imagens, antes sob sigilo decretado por Lula e agora divulgadas, mostram que houve uma preparação cenográfica do arrombamento de uma sala que antecede o gabinete da Presidência da República.
Câmeras do circuito de segurança do gabinete gravaram o momento em que um vândalo, que parecia muito à vontade dentro do Palácio, chega ao local acompanhado do fotógrafo que usava um gorro com o nome da agência Reuters e de outras pessoas enroladas em bandeira do Brasil.
Como quem seguia algo previamente planejado, o homem se posiciona de frente à porta de vidro e espera o fotógrafo se posicionar para registrar a cena. Ao receber um suposto sinal de “vai”, o homem chuta a porta.
Veja o vídeo
Ao sair da sala arrombada, o fotógrafo é cumprimentado com tapinhas nas costas por um homem que acompanhava a ação. Na sequência, o vândalo que arrombou a porta pede para conferir as imagens na câmera do fotógrafo e também o cumprimenta com tapinhas nas costas, como sinal de aprovação do que foi filmado ou fotografado.
Veja o vídeo
Lula e Dino
Outras imagens publicadas nessa segunda-feira mostram o presidente Lula no palácio, momentos após o vandalismo. Na época, o petista disse que não estava em Brasília no dia 8 de janeiro.
Também foram divulgadas imagens de ministros dos governo Lula, entre eles o da Justiça, Flávio Dino, andando pelos corredores do palácio. Em certo momento, Dino parece discutir com outro ministro.