Minutos após o TSE declarar a vitória de Lula (PT), o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro fez uma postagem nas redes sociais, celebrando a vitória do petista. Apesar de ser considerado um ditador por vários chefes de estado do mundo, Maduro falou em “fortalecimento da democracia”.
Celebramos la victoria del pueblo brasileño, quienes este #30oct, eligieron a @LulaOficial como su nuevo Presidente. ¡Qué vivan los pueblos decididos a ser libres, soberanos e independientes! Hoy en Brasil triunfó la democracia. ¡Felicitaciones Lula! ¡Un Gran Abrazo! pic.twitter.com/asnkPLhsNh
— Nicolás Maduro (@NicolasMaduro) October 30, 2022
No início da noite dessa segunda-feira (31), Maduro voltou a postar, falando de uma conversa por telefone com Lula, na qual foi firmado um acordo de cooperação entre Brasil e Venezuela.
Ao que tudo indica, um dos primeiros atos do petista após eleito é articular um novo pacto de financiamento de ditaduras, a exemplo do que fez com Cuba em sua primeira passagem pelo governo brasileiro.
Sostuve una buena conversación telefónica con el Presidente electo de la República Federativa del Brasil @LulaOficial, con quien acordamos retomar la Agenda Binacional de Cooperación entre nuestros países. ¡Agradecemos su disposición! pic.twitter.com/ImeSEbIJu0
— Nicolás Maduro (@NicolasMaduro) October 31, 2022