O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) inicia hoje (29) o transporte das urnas que serão utilizadas nas eleições deste ano. O processo de preparação dos equipamentos coletores de votos foi iniciado no último dia 15 e hoje começam a seguir para os locais de votação, para preparação das sessões eleitorais.
Todos os prédios públicos que serão utilizados como local de votação já estão fechados, à disposição exclusiva da Justiça Eleitoral.
De acordo com o secretário de tecnologia da informação do TRE, José Cassimiro Júnior, o envio ocorrerá na quinta-feira para as zonas que irão iniciar a instalação no dia 30 e na sexta-feira para as zonas eleitorais que irão instalar os equipamentos no dia primeiro de outubro.
O transporte dos equipamentos é feito dos Núcleos de Voto Informatizados (NVIs) por meio de vans, contratadas por licitação, e é supervisionado por servidores da Justiça Eleitoral. “Depois de instaladas nos locais de votação, as urnas ficarão sob a guarda da Polícia Militar”, explica Cassimiro. Ainda de acordo com o TRE, durante a eleição há o apoio logístico da Polícia Civil, Polícia Federal e também Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Em 2022 a Paraíba contará com 9.602 seções eleitorais. Além das urnas presentes nestas seções, o TRE terá 848 urnas de contigência, totalizando assim 10.450 equipamentos sob responsabilidade da Justiça Eleitoral da Paraíba.