Começa nessa quarta-feira (20) o prazo para realização das convenções partidárias que irão oficializar os candidatos nas eleições de 2022. A partir das convenções, os postulantes deixam de ser pré-candidatos e passam para a condição de candidatos.
Este ano, na Paraíba, os eleitores vão às urnas no dia 2 de outubro para escolher presidente da República, governador do Estado, um senador, 12 deputados federais e 36 deputados estaduais.
O prazo para as convenções vai até 5 de agosto, conforme determina o calendário estabelecido pela Justiça. Os principais candidatos a governador, que já definiram suas agendas, deixarão pra fazer suas convenções no final desse prazo.
Após as convenções, os partidos têm até o dia 15 de agosto para registrar as candidaturas e dar início à campanha eleitoral, no dia seguinte, 16 de agosto.
Agenda
Das sete pré-candidaturas ao governo da Paraíba, pelo menos quatro ainda têm indefinições sobre datas e locais para a realização das convenções partidárias dos ‘cabeças de chapa’.
Dentre os confirmados, quem abre a agenda é o PSTU, no dia 23 de julho. Os pré-candidatos são Antônio Nascimento, governador e Alice Maciel, vice.
No dia 28 de julho será a convenção do PRTB, com um evento na Domus Hall. O ex-deputado Major Fábio é pre-candidato a governador e do pastor Sérgio Queiroz, ao Senado.
No dia 31 de julho, na Arena Medow, em Campina Grande, PSDB e União Brasil farão uma convenção unificada, lançando o deputado Pedro Cunha Lima como candidato a governador e Efraim Filho, candidato a senador.
No dia 4 de agosto, o MDB fará sua convenção, possivelmente com a presença Lula (PT). Veneziano Vital será candidato a governo.
No dia 5 de agosto, último dia do prazo, está marcada a convenção do PSB, que tentará reeleger o governador João Azevêdo. O evento será no Forrock, em João Pessoa.