O governador João Azevêdo (PSB) anunciou, nesta segunda-feira (9), durante o programa semanal de rádio, a promoção de 487 policiais civis. Com essa leva de promoções, o Governo chega a 1.517 promoções na categoria desde 2019.
Segundo o governadro, serão promovidos 33 delegados, 299 agentes de investigação, 53 escrivães, um agente operacional, 12 peritos criminais, 13 peritos químico-legais, 24 peritos médico-legais, 17 peritos odonto-legais;, três papiloscopistas, nove técnicos em perícia e 23 necrotomistas.
“No caso da Polícia Civil, realizamos concurso para 1.400 vagas, concedemos a autonomia financeira e administrativa, que era um anseio de 30 anos”, disse João Azevedo. Ele lembrou que as promoções de 1.517 policiais civis contemplam grande parte dos servidores da corporação.
A Polícia Civil tem uma hierarquia de cargos que, diferente da Polícia Militar, não está relacionada a autoridade dentro da insituição. O quadro de servidores da PC segue um escalonamento dividido em Terceira Classe, Segunda Classe, Primeira Classe e Classe Especial, obedecida essa ordem para a progressão na carreira. A promoção leva em contra principalmente o tempo de serviço e vai agregando ao servidor direitos adicionais e progressão de salário.