O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, liberou, nessa quarta-feira (27), a deputada Estela Bezerra (PT) e a ex-secretária de Saúde do Estado, Cláudia Veras para deixar a Paraíba sem a necessidade de autorização judicial. As medidas cautelares foram impostas após o relaxamento das prisões dos envolvidos na Operação Calvário, que investiga a atuação de uma organização criminosa que desviou dinheiro de hospitais da Paraíba.
Ao decidir sobre o caso, Gilmar reconheceu a existência de constrangimento ilegal, por considerar que as medidas cautelares estão sendo aplicadas em relação a fatos são consideravelmente distantes no tempo da imposição cautelar.
Foi o mesmo argumento utilizado pelo ministro para suspender, semanas atrás, medida cautelar semelhantes que havia contra o ex-governador Ricardo Coutinho. RC é apontado na investigação do Ministéiro Públco como líder da organização criminosa. Atualmente é pré-candidato a senador e tem atuado como um dos principais ariticuladores da pré-campanha de Lula à Presidência, viajando inclusive para o exterior a serviço da campanha, após a decisão de Gilmar Mendes.