O Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), vai ganhar uma nova sede, nos próximos dias, localizada na Avenida Epitácio Pessoa, em João Pessoa. Com mais espaço para atendimento, a nova sede vem com a novidade que é a oferta de ações voltadas também para a saúde do homem, possibilitando o diagnóstico precoce de câncer de próstata. Atualmente, o CEDC concentra seus atendimentos no diagnóstico de câncer de mama e útero, finalidade para qual foi criado. Mas a raridade do serviço prestado, na rede pública, já concentra uma demanda reprimida de homens com casos suspeitos a serem diagnosticados.
Nesta quarta-feira (06) pela manhã, a secretária de Estado da Saúde, Renata Nóbrega, visitou as novas instalações do CEDC. “Será um grande avanço passar a ofertar serviços para a saúde do homem. Sem contar que o novo espaço vai oferecer mais oportunidade, humanização e qualidade no atendimento à população que necessita dos serviços, oportunizando o diagnóstico precoce do câncer e as medidas necessárias para o tratamento mais adequado”, ressaltou.
O prédio onde vai funcionar o CEDC, está passando por vários adequações e ajustes, desde a parte de alvenaria, instalações elétricas, hidráulicas, até a jardinagem. Assim que todo o trabalho estiver concluído, será feita a mudança do local atual, na Av. Beira-Rio, onde o CEDC funciona desde 2013.
“Esse novo espaço será uma grande conquista, pois a nossa estrutura atual já está ficando pequena para a demanda de mulheres dos 223 municípios. Com um lugar maior, teremos mais condições de oportunizar maior conforto na estrutura física, novos equipamentos e mais tecnologia, resultando numa saúde com mais qualidade”, afirmou a diretora geral do CEDC, Roseane Machado.
Centro de excelência – Recentemente, o CEDC foi reconhecido como centro de excelência pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), pelo serviço de mamografia. A avaliação foi feita pelo Programa de Qualidade em Mamografia do Instituto.
De acordo com o certificado, o CEDC foi premiado “por estar em conformidade com os critérios e normativas pertinentes à qualidade da mamografia adotados no Programa”. O documento foi assinado pela diretora geral do Inca, Ana Cristina Pinho; a responsável técnica do Programa, Anna Maria Campos, e a tecnologista especialista em mamografia, Sônia Maria da Silva.
Entre os meses de janeiro e março de 2022, foram realizadas 1.074 mamografias. Já no ano de 2021, foram realizadas 6.873 mamografias.
CEDC – O CEDC é o serviço de referência estadual para o diagnóstico precoce do câncer de mama e colo uterino, oportunizando às mulheres paraibanas a cura do câncer mamário.
Em um único local, a mulher tem a oportunidade de realizar todos os exames para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Uma estrutura que somente se observa em nível hospitalar, mas a Paraíba vem se destacando por oferecer serviços na Atenção Especializada (Ambulatório de Especialidades).
O CEDC oferece consulta especializada com mastologista; mamografia; ultrassonografia; punção de cisto mamário; biópsia de mama, através de procedimento minimamente invasivo e anatomopatológico (exame que vai confirmar ou não se a lesão é positiva para câncer).